Após quatro anos de espera, o Rock in Rio Lisboa retornou em 18 de junho de 2022, proporcionando momentos inesquecíveis para toda a família. A nona edição em Portugal iniciou nos dias 18 e 19 de junho e continuou no fim de semana seguinte, em 25 e 26 de junho, marcando o primeiro grande reencontro do público com o renomado festival de música e entretenimento.
Os fãs brasileiros também participaram da festa, acompanhando transmissões exclusivas de alguns shows pelo perfil oficial do Rock in Rio no TikTok, além de cobertura completa nas demais redes sociais do evento.
Diversas marcas aproveitaram a ocasião para realizar ações de live marketing, proporcionando experiências únicas ao público. A Vodafone, por exemplo, associou-se novamente ao Rock in Rio Lisboa, prometendo transformar a experiência no festival com uma ação inédita que destacou o público nos telões do palco principal. Em colaboração com o aplicativo Cycloid, os participantes podiam digitalizar QR codes espalhados pela Cidade do Rock, gravar vídeos e transmiti-los ao vivo para os telões do Palco Mundo. Além disso, a operadora trouxe de volta seu emblemático sofá vermelho e introduziu a Roda Happy Days, onde os participantes podiam girar a roda para ganhar prêmios como smartphones Oppo 5G, smartwatches e mochilas. A Vodafone também criou o Palco Yorn, dedicado às gerações mais novas, que nesta edição recebeu artistas urbanos de todo Portugal, com habilidades que iam da dança à música, incluindo outras formas de expressão.
A Uber, por sua vez, lançou no Rock in Rio Lisboa o Uber Live, uma área dedicada no aplicativo Uber Eats que oferecia uma experiência integrada, permitindo que os participantes do festival pedissem refeições e bebidas diretamente pelo smartphone. O Uber Live facilitou a pesquisa de opções gastronômicas disponíveis em cada zona do festival, permitindo evitar filas nos restaurantes, além de simplificar os pagamentos de forma digital. Os usuários podiam consultar o Menu Rock in Rio disponível no app automaticamente ao entrar no festival e fazer pedidos de qualquer lugar dentro do espaço.
A marca portuguesa de eletrodomésticos Worten realizou uma ativação que permitia aos participantes acessar o Twitter da marca e compartilhar conteúdos durante dez minutos, incluindo posts escritos, tweets em áudio, fotos ou vídeos. Na ação chamada “Eu é Que Sou o Estagiário”, a figura do “estagiário da Worten” se transportou do digital para o Parque da Bela Vista. Durante os quatro dias do festival, o “Estagiário da Worten” lançou o desafio “Quer ser o Estagiário da Worten por dez minutos? Vem aqui”, em que o público precisava postar uma fotografia que identificasse o local onde estava. Quem encontrasse o “estagiário” no local poderia acessar a conta do Twitter.
A Água Serra da Estrela permaneceu como a água oficial do Rock in Rio Lisboa, sendo comercializada no espaço em garrafas de 50 cl feitas com 100% de plástico reciclado. A ativação da marca incluiu a plantação de uma árvore no Parque Natural da Serra da Estrela para cada 30 garrafas vazias devolvidas no festival.
A 7UP, marca do grupo PepsiCo, voltou como patrocinadora do evento para comemorar a volta do festival. A 7UP levou a “7UP Rock The DJ” ao Rock in Rio Lisboa 2022. Durante os quatro dias de festival, depois das atrações do Palco Mundo, 7UP fechou os concertos com um espetáculo de DJ com 7 minutos de música transmitido diretamente a partir da maior torre do Rock in Rio, a torre do slide 7UP. Os 7 minutos contaram com produção musical e artística do DJ André Henriques e foram acompanhados por um espetáculo de luz, cor, bolhas de sabão, figurinos que atravessavam o slide e bolas gigantes que interagiam com o público, para garantir que as 4 noites de festival se tornassem ainda mais inesquecíveis. Um LED Wall estrategicamente posicionado na torre do slide fazia ecoar a mensagem de todos que desejavam gritar lá de cima e criar divertidos momentos de interação, enquanto o público aguardava pela sua oportunidade. A 14 metros de altura do solo, o slide levava os mais corajosos por um voo de 180 metros de distância, numa viagem repleta de adrenalina e com uma visão incrível da Cidade do Rock.
O Continente Chef’s Garden foi o novo espaço do Rock in Rio Lisboa, que reuniu na cozinha, no palco e na mesa gastronomia, sustentabilidade e entretenimento. O espaço reuniu, na cozinha, menus especialmente criados pelos renomados chefs Justa Nobre, Miguel Castro e Silva, Noélia Jerónimo e Vítor Sobral; uma área com 400 lugares sentados, com sombra; e, também, um palco repleto de momentos de food & entertainment, com cocuradoria da estrela Michelin Ljubomir Stanisic, que também recebeu vários concertos e momentos musicais a cada dia.
A Rock Your Street foi um espaço além-fronteiras, em que “pluralidade” foi a palavra-chave. No espaço, não havia barreiras geográficas nem entre raça, religião, crenças ou visões políticas, gênero ou idade. Foi um local dedicado ao mundo, às pessoas, à sua história, ao respeito e à empatia e que celebrou a riqueza que existe nas diferenças. A pluralidade do cartaz da Rock Your Street deu as boas-vindas a artistas vindos de diferentes culturas e todos os cantos do mundo, incluindo Portugal, República do Níger, República Democrática do Congo, EUA, Angola, Turquia, Paquistão, Síria, México, Brasil e Coreia do Sul, o que se refletiu também nos estilos musicais, na idade e no gênero dos seus artistas, juntando vozes já consagradas com novas propostas musicais.